👀O que é um contrato sem termo?
Um contrato sem termo, ou contrato por tempo indeterminado, é um acordo de trabalho sem uma data fixa de término.
Explorar o universo do contrato sem termo é essencial para compreender as bases fundamentais que regem as relações laborais. Este tipo de contrato de trabalho, também conhecido como contrato por tempo indeterminado, proporciona uma estabilidade profissional ao trabalhador ao eliminar preocupações constantes sobre o término do contrato. Hoje, em As Tuas Ajudas, vamos aprofundar os diversos elementos desse contrato, desde as condições que o definem até às vantagens para ambas as partes, abordando ainda os procedimentos de rescisão e os direitos associados ao seu término.Índice
O contrato de trabalho sem termo, também conhecido como contrato por tempo indeterminado, é estabelecido legalmente pelo artigo 147.º do Código do Trabalho. Este tipo de contrato distingue-se pela sua natureza indefinida, não possuindo uma duração fixa, permanecendo em vigor até ser legalmente terminado, independentemente da sua duração.
Conforme estabelecido pelo Código do Trabalho, um contrato é considerado sem termo nas seguintes situações:

O Código do Trabalho estipula que o período experimental corresponde ao tempo inicial de execução do contrato. No contexto de um contrato de trabalho sem termo, pode haver lugar para um período experimental.
Durante o período experimental, exceto se houver acordo escrito em contrário, qualquer umas das partes pode optar pela rescisão sem recorrer ao aviso-prévio. Neste caso não é necessário invocar justa causa, e não há direito a indemnizações.
O período experimental serve como período de adaptação por parte de ambos (empregador e trabalhador) com o intuito de avaliar ou confirmar o seu interesse na manutenção do contrato de trabalho.
A duração do período experimental do contrato por tempo indeterminado é de:
O contrato sem termo apresenta vantagens tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Para o trabalhador, a principal benefício é a estabilidade profissional, eliminando a constante preocupação com o término do contrato e proporcionando uma base sólida para o planeamento a longo prazo. Por outro lado, para as empresas, a celebração de contratos sem termo pode traduzir-se em vantagens significativas, incluindo a possibilidade de enquadramento em programas governamentais de incentivo à criação de emprego. Esses programas visam promover a estabilidade laboral e impulsionar o emprego, oferecendo às empresas benefícios adicionais que podem contribuir para o crescimento sustentável.
O contrato sem termo, não possui uma data predefinida para a sua rescisão, continuando em vigor enquanto nenhuma das partes expressar o desejo de encerrá-lo ou quando o trabalhador atinge as condições de reforma. Para formalizar o fim dessa relação laboral, tanto o empregador quanto o trabalhador devem comunicar por escrito a sua intenção, estando a Lei responsável por estipular os prazos para esse procedimento.
Quando é o trabalhador que deseja rescindir um contrato sem termo, é necessário apresentar a carta de despedimento:
Por outro lado, se a decisão parte do empregador, este deve informar o trabalhador:
Para contratos sem termo com mais de dois anos de vigência, o prazo de aviso-prévio é estendido para 2 meses.
Quando um trabalhador se encontra em situação de desemprego involuntário, decorrente da iniciativa da empresa no processo de despedimento, são devidas diversas compensações:
No entanto, quando é o trabalhador a tomar a iniciativa de terminar um contrato sem termo, perde o direito às compensações mencionadas, não recebendo os 22 dias de retribuição por ano de antiguidade nem o subsídio de desemprego.
Um contrato sem termo, ou contrato por tempo indeterminado, é um acordo de trabalho sem uma data fixa de término.
Incluem a ausência de prazo para iludir regulamentações, não enquadrar em outros tipos contratuais, falta de informações obrigatórias por escrito, ou celebração após cessação de contrato a termo.
Proporciona estabilidade profissional, eliminando preocupações com término abrupto e possibilitando planeamento a longo prazo.
O período varia de 60 a 240 dias, sendo um período de avaliação para ambas as partes sem necessidade de aviso-prévio para rescisão.
Como pedir apoio de emergência social
Despesas que Dão Mais Dedução no IRS
Salário Mínimo 2026: O Que Muda na Tua Carteira
Plano de Recuperação e Resiliência: Guia 2026
Como pagar dívidas à Segurança Social em prestações online
O que muda para o Salário Mínimo e as Pensões em 2026
Apoios sociais disponíveis até ao fim de 2025
Como usar Wi-Fi público em Portugal de forma segura
Poupança no fim do ano: guia 2025-2026
IRS Jovem: Guia completo para 2025-2026
O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar
Simular as minhas ajudas grátis agora