💡Posso acumular o apoio ação social escolar com outros apoios?
Sim, o exemplo disso são as bolsas de estudo atribuídas aos estudantes que apresentem um bom rendimento escolar.
A Ação Social Escolar (ASE) é um apoio financeiro disponibilizado pelo estado para ajudar alunos em idade escolar cujo agregado familiar tem baixos rendimentos. Este apoio pretende combater o abandono escolar e apoiar no acesso à educação. O apoio da ASE engloba ajudas monetárias para custos associados à educação dos jovens. Hoje em As Tuas Ajudas, vamos explicar quem tem acesso a este apoio e qual o processo para candidatar-se.Índice
O apoio social escolar está disponível para os alunos matriculados no ensino público pré-escolar, básico e secundário, provenientes de famílias com baixos rendimentos. Os critérios para a atribuição deste apoio têm por base o valor do abono de família do aluno em questão. Portanto, os três primeiros escalões do abono de família equivalem aos três escalões da ASE: A, B e C.
Os escalões do abono de família são categorizados em três níveis distintos:
A candidatura ao subsídio escolar pode variar de escola para escola. Contudo, a candidatura costuma acontecer no ato de matrícula ou na renovação de matrícula. Em caso de dúvida, pode sempre se informar diretamente na instituição que o aluno vai frequentar.
No que diz respeito à documentação pedida para a candidatura a este subsídio escolar, é normalmente a seguinte:
O processo para a solicitação da ação social escolar, deve ser efetuado da seguinte maneira:
O valor do apoio da ação social escolar varia conforme o abono de família previamente definido, que tem como base de referência o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), em 2025 o valor do IAS é de 522.50 euros. As ajudas de custos abrangem a alimentação, visitas de estudo, alojamento, o transporte e material escolar. Além disso, os alunos do secundário que apresentem um bom rendimento escolar podem usufruir de bolsas de estudo disponibilizadas pelo estado. As ajudas distribuem-se pelos abonos de família da seguinte forma:
No caso dos alunos do secundário que tenham de deslocar-se para frequentar as aulas, existe também um apoio ao alojamento:
Além disso, todos os alunos do pré-escolar matriculados no ensino público têm direito a fruta gratuita e adicionalmente durante este ciclo escolar e durante o 1.º ciclo têm também direito à distribuição gratuita de leite.
As bolsas de mérito destinam-se a alunos do ensino secundário pertencentes aos escalões A e B do abono de família, que tenham obtido bom aproveitamento escolar no ano letivo anterior. O objetivo é apoiar financeiramente estudantes de famílias com menos recursos e reconhecer o seu esforço académico.
A Ação Social Escolar (ASE) é um apoio destinado a garantir que todos os alunos têm igualdade de acesso às condições necessárias para frequentar a escola, ajudando a reduzir custos com alimentação, material escolar, visitas de estudo, entre outros.
A candidatura deve ser feita, regra geral, no agrupamento de escolas onde o aluno está inscrito, no momento da matrícula ou da renovação da matrícula. Para isso, o encarregado de educação deve dirigir-se aos Serviços de Ação Social Escolar, onde lhe será entregue um formulário próprio. Este formulário deve ser devidamente preenchido e assinado, sendo obrigatório entregar alguns documentos de suporte:
Os prazos para apresentar a candidatura à ASE não são iguais em todas as escolas ou agrupamentos. Cada estabelecimento de ensino define o seu calendário próprio, normalmente associado ao período de matrículas e renovações de matrícula.
Por isso, é fundamental que o encarregado de educação:
Sim, caso aconteça alguma redução nos rendimentos do seu agregado familiar durante o ano letivo, pode contactar os serviços da ação social escolar do agrupamento de escolas do seu educando e apresentar uma nova candidatura. No entanto, é necessário já ter ocorrido a mudança no escalão do abono de família e apresentar o comprovativo. Para solicitar a alteração do abono de família pode fazê-lo junto da Segurança Social ou Centro de Emprego.
Sim, o exemplo disso são as bolsas de estudo atribuídas aos estudantes que apresentem um bom rendimento escolar.
Sim, é possível pedir alteração. Para isso deve obter um comprovativo dessa situação e entregá-lo junto da secretaria da instituição de ensino.
É um apoio financeiro destinado a jovens de famílias carenciadas, matriculados no ensino público pré-escolar, básico e secundário.
Além dos apoios básicos, os alunos do secundário com bom desempenho escolar podem beneficiar de bolsas de estudo disponibilizadas pelo estado. Estas bolsas representam um apoio financeiro adicional para os estudantes e as suas famílias.
Subsídio Parental Prolongado: Até 90 Dias Extra com o Seu Bebé
Férias escolares: O Que Fazer com as Crianças?
Anular um casamento civil em Portugal: guia completo
Licença de paternidade: tudo o que precisas de saber
Subsídio de lar: o que é, como pedir e dinheiro a que tenho direito
Programa E-Lar 2026:o que é, como funciona e onde pedir
Mães solteiras 2026: todos os apoios e subsidio ao desemprego
Licença de maternidade 2025: duração, como pedir e simulação
Apoio para manuais escolares do Funchal
Programa de apoio à natalidade e à família no Funchal
O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar
Simular as minhas ajudas grátis agora