💰Posso pedir dinheiro a quem não é MB WAY?
Não. Apenas os seus contactos MB WAY poderão receber o seu pedido de dinheiro.
É comum hoje em dia o surgimento de novas aplicações destinadas a simplificar o quotidiano dos cidadãos. Em Portugal, um exemplo disso é o MB WAY, que revolucionou a forma como os portugueses realizam pagamentos. No artigo de hoje de “As Tuas Ajudas”, vamos apresentar esta aplicação, explicar como se pode aderir e destacar as suas funcionalidades.Índice
O MB WAY é uma aplicação desenvolvida pela SIBS, a empresa responsável por gerir a rede multibanco em Portugal. Esta aplicação foi lançada em 2015 e rapidamente revolucionou o mercado de pagamentos e transferências devido à sua inovadora oferta de soluções interbancárias. Permite aos utilizadores realizar compras e transferências imediatas através de um telemóvel, smartphone ou tablet, eliminando a necessidade de um cartão físico. Através da aplicação, os utilizadores podem associar os seus cartões bancários e utilizar diversas funcionalidades.
O MB WAY oferece uma variedade de funcionalidades que facilitam o dia-a-dia dos portugueses. Através da aplicação, é possível realizar pagamentos de compras online, gerar cartões virtuais, enviar, receber e pedir dinheiro, entre outras funcionalidades que explicamos a seguir:
Para pagar com MB WAY, você tem duas opções principais: pagamentos online e pagamentos presenciais. Aqui estão os passos detalhados para cada opção:

Para receber dinheiro através do MB WAY, tem duas opções. A primeira é pedir dinheiro através da aplicação, abra a aplicação, clique na opção “Pedir Dinheiro”, selecione o contacto a quem deseja pedir dinheiro, insira o valor que pretende pedir e confirme a operação. A segunda é receber dinheiro de um contacto, caso alguém lhe envie dinheiro pelo MB WAY, mesmo sem um pedido prévio.
Estes cartões virtuais são uma excelente forma de realizar pagamentos online em sites que não têm a opção MB WAY disponível, permitindo que não tenha que colocar os dados dos seus cartões de crédito ou bancários. Estes cartões virtuais têm três opções disponíveis:
1. Compra Única (Validade até 2 meses)
2. Várias Compras (Validade 12 meses)
3. Pagamento Recorrente (Validade 12 meses)
Os limites definidos, quer para receber, quer para enviar dinheiro pelo MB WAY, são:
•Limite máximo de 750 euros por operação;
•Máximo de 50 transferências recebidas por mês;
•Recebidos e enviados por mês têm um limite máximo de 2.500 euros.
Para aderir pode fazê-lo de duas maneiras, neste caso, através do multibanco ou da aplicação MB WAY.
Sim, já é possível associar o seu cartão de refeição ao MB WAY, para isso, basta seguir os seguintes passos:
Para começar a pagar com o seu cartão de refeição através da aplicação, deve selecionar o cartão de refeição e selecionar a opção “Pagar com MB WAY”.
A criação desta aplicação veio simplificar imenso a forma como os portugueses fazem os seus pagamentos. No entanto, é necessário ter em conta alguns cuidados. Nomeadamente, não partilhe o seu PIN com ninguém e não associe o seu contacto telefónico a nenhuma conta bancária. Confirme sempre as notificações que receba da aplicação e certifique-se de que conhece o remetente. Não confunda a operação “enviar dinheiro” com a operação “pedir dinheiro”, caso contrário estará a enviar dinheiro para outra pessoa. Caso perca o seu telemóvel, deve cancelar o MB WAY no multibanco (com qualquer cartão que tenha associado) ou junto do seu banco.
Não. Apenas os seus contactos MB WAY poderão receber o seu pedido de dinheiro.
Sim. Pode aderir e utilizar o MB WAY com números internacionais associados a um cartão bancário português aderente ao serviço MB WAY.
Como pedir apoio de emergência social
Despesas que Dão Mais Dedução no IRS
Salário Mínimo 2026: O Que Muda na Tua Carteira
Plano de Recuperação e Resiliência: Guia 2026
Como pagar dívidas à Segurança Social em prestações online
O que muda para o Salário Mínimo e as Pensões em 2026
Apoios sociais disponíveis até ao fim de 2025
Como usar Wi-Fi público em Portugal de forma segura
Poupança no fim do ano: guia 2025-2026
IRS Jovem: Guia completo para 2025-2026
O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar
Simular as minhas ajudas grátis agora