👀 Quando posso candidatar-me à Bolsa Gulbenkian Mérito 2024/2025?
As candidaturas começam no dia 2 de Setembro e terminam no dia 31 de Outubro.
Prosseguir os estudos no ensino superior é o sonho de muitos jovens, mas alguns não têm essa oportunidade devido à falta de recursos financeiros. A Bolsa Gulbenkian Mérito pode ser uma chance para esses estudantes. Hoje, em “As Tuas Ajudas”, explicamos quem pode candidatar-se a esta bolsa e como fazê-lo.Índice
Esta bolsa de estudo destina-se a jovens com excelente rendimento escolar que se candidatam ao primeiro ano do ensino superior e que apresentam dificuldades financeiras. Os principais objetivos são distinguir o mérito, oferecer estabilidade financeira e proporcionar condições para um bom desempenho académico no ensino superior. As candidaturas para o ano letivo 2024/2025 decorrem de 2 de setembro a 31 de outubro, com a atribuição de 500 bolsas.
A bolsa corresponde a um valor de 2.000 euros. Além disso, inclui também um apoio adicional único de 2.000 euros para a realização de um período de mobilidade internacional, como Erasmus ou outro programa que seja semelhante.
A duração da bolsa será igual à duração estabelecida no plano de estudos do curso em que se encontra inscrito, quando a tempo inteiro e em regime presencial, mediante cumprimento das condições de renovação anual.
Para poder candidatar-se a esta bolsa de estudo é necessário preencher os seguintes requisitos:
Primeiro que tudo para candidatar-se à Bolsa Gulbenkian Mérito deve preencher o formulário online disponível no site da Gulbenkian e anexar à candidatura os seguintes documentos:
O processo de seleção terá por base os seguintes critérios para tomar a decisão:
As bolsas podem ser renovadas até concluir o mestrado. O pedido deve ser feito através de um formulário online e é necessário cumprir os seguintes critérios:
Sim. Pode acumular a Bolsa Gulbenkian de Mérito com a bolsa de estudo atribuída no âmbito da DGES. Na eventualidade de obtenção de outras bolsas, o candidato deverá, sob compromisso de honra, comunicar à FCG esse facto. A FCG fará uma avaliação individual de cada situação sobre a manutenção de bolsa.
As candidaturas começam no dia 2 de Setembro e terminam no dia 31 de Outubro.
Depende. Com a bolsa DGES, é possível, sim, acumular. No entanto, outras bolsas deverá ser comunicada à Fundação e será feita uma avaliação individual sobre a manutenção de bolsa
O valor é de 2.000 euros e inclui também apoio adicional único de 2.000 euros para a realização de um período de mobilidade internacional, como Erasmus.
Estudantes: Todos os Direitos Garantidos
IFICI – Incentivo Fiscal à Investigação Científica: saiba tudo!
Bolsas de estudos da Fundação Oriente 2025: saiba tudo!!
Bolsas da Fundação Rotária Portuguesa: candidaturas e valores
Bolsa Eugénio de Almeida 2025: benefícios, candidaturas e prazos
Bolsa BrightStart da Deloitte: o que é, como funciona e candidatura
Bolsa Duarte Tarré: candidaturas, documentação e valor
O que muda nas escolas em 2025/2026: telemóveis e cidadania
Creche gratuita 2025: regras, prazos, como pedir e lista por cidade
Universidade fora da tua cidade: guia com o que precisas de saber
O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar
Simular as minhas ajudas grátis agora