Saiba tudo sobre a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos 2024-2025

31 Maio 2024 por Catarina - 4 minutos de leitura

Quer poupar nas suas contas?
Contacte gratuitamente um especialista para reduzir nas suas contas de eletricidade/ gás/ internet/ alarmes.
21 145 14 61
Horário: 9:30h - 18:30h (segunda a sexta-feira). Serviço oferecido pela Selectra.

Jovem na biblioteca à procura de livros
No competitivo cenário académico, alcançar resultados excecionais é um mérito digno de reconhecimento e incentivo. A Bolsa Gulbenkian Novos Talentos visa premiar estudantes universitários de destaque, oferecendo apoio financeiro e oportunidades de desenvolvimento na sua área de estudo. Hoje em “As Tuas Ajudas”, explicamos como funciona a bolsa e como se pode candidatar.

Sobre a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos

Esta bolsa tem como objetivo premiar alunos que frequentem o ensino superior em Portugal e que apresentem um rendimento escolar excecional. Simultaneamente, pretende estimular a iniciação à investigação nas áreas das ciências básicas, como biologia, física, matemática e química, bem como em qualquer área das humanidades, artes e ciências sociais. A bolsa oferece ainda tutorias e acompanhamento por uma Comissão Científica.

Quem pode candidatar-se?

Estas bolsas destinam-se a alunos que preencham os seguintes requisitos:

  • Estudantes com nacionalidade portuguesa ou estrangeira com residência em Portugal;
  • As áreas de estudo devem ser de ciência básica: biologia, física, matemática e química, bem como em qualquer área das humanidades, das artes e das ciências sociais.
  • Inscrição, no ano letivo 2024-2025, no 2.º, 3.º ou 4.º ano de cursos de licenciatura, ou de mestrado integrado; ou no 1.º ano de cursos de mestrado, numa instituição de ensino superior portuguesa.
  • A média das classificações das disciplinas realizadas no ensino superior, até ao momento da candidatura, deverá ser igual ou superior a 17 valores.
  • Cada estudante poderá candidatar-se apenas a uma área do programa.
Importante
As candidaturas para a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos do ano letivo 2024-2025 decorrem desde o dia 2 de setembro até ao dia 30 de setembro.

Qual o valor da Bolsa Gulbenkian Novos Talentos?

O valor da bolsa é estabelecido tendo por base os seguintes critérios:

  • Apoio no valor 1.000 euros para o prosseguimento de estudos, nomeadamente o pagamento de propinas, assim como para estímulo à investigação;
  • Apoio no valor de 1.500 euros para atividades de enriquecimento de talento como, por exemplo, cursos de formação avançada; participação em conferências e escolas de verão; estágios, cursos de línguas, entre outros. Valor a atribuir mediante proposta da Comissão Científica;
  • Apoio social complementar de 1.000 euros para candidatos com rendimento per capita anual do agregado familiar até 12.000 euros. Para solicitar esta componente, é necessário apresentar comprovativo de candidatura à bolsa de ação social da DGES no ano letivo 2023-2024, com a Fundação Gulbenkian a considerar os rendimentos calculados pela DGES como válidos.

Como posso candidatar-me?

Para candidatar-se à Bolsa Gulbenkian Novos Talentos, deve efetuar a candidatura através de um formulário online. Para poder aceder ao formulário, é necessário primeiro registar-se no website. As informações que constam no formulário a serem preenchidas são:

  • Texto de motivação, até 500 palavras;
  • Nome e email dos dois professores a quem irá pedir as cartas de recomendação (posteriormente, a fundação enviará um email para os mesmos a solicitar as respetivas cartas de recomendação);
  • Como opcional, os candidatos poderão sugerir o nome de dois professores da sua universidade ou de qualquer outra universidade portuguesa para desempenharem o papel de tutor.

Documentação que deve ser anexada:

  • Ficha de aluno com todas as unidades curriculares, notas e créditos obtidos até à data do concurso;
  • Curriculum Vitae, onde constem eventuais atividades extracurriculares;
  • No caso de candidatos ao apoio social complementar, deverão anexar também o comprovativo de candidatura à bolsa de ação social da DGES, ou, caso já disponham do resultado da candidatura, o documento de resultado da DGES onde constem os rendimentos do agregado familiar.
É recomendado efetuar a candidatura antes dos últimos dias para prevenir eventuais dificuldades.

Como funciona o processo e o critério de seleção?

O processo de seleção será efetuado por um painel de avaliadores, constituído pelas Comissões Científicas e outros eventuais avaliadores especialistas. Terão em conta os seguintes critérios:

  • Análise curricular, considerando o mérito académico, o texto de motivação e as cartas de recomendação;
  • Caso o júri considere relevante, os candidatos poderão ser convocados para uma entrevista virtual;
  • A seleção final caberá à Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), atendendo à distribuição dos candidatos selecionados pelas áreas do conhecimento abrangidas.
No ano letivo 2024-2025 serão atribuídas 100 bolsas.
Outras perguntas frequentes

O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar

Simular as minhas ajudas grátis agora