Horário: 9:30h - 18:30h (segunda a sexta-feira). Serviço oferecido pela Selectra.
No competitivo cenário académico, alcançar resultados excecionais é um mérito digno de reconhecimento e incentivo. A Bolsa Gulbenkian Novos Talentos visa premiar estudantes universitários de destaque, oferecendo apoio financeiro e oportunidades de desenvolvimento na sua área de estudo. Hoje em “As Tuas Ajudas”, explicamos como funciona a bolsa e como se pode candidatar.
Índice
Sobre a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos
Esta bolsa tem como objetivo premiar alunos que frequentem o ensino superior em Portugal e que apresentem um rendimento escolar excecional. Simultaneamente, pretende estimular a iniciação à investigação nas áreas das ciências básicas, como biologia, física, matemática e química, bem como em qualquer área das humanidades, artes e ciências sociais. A bolsa oferece ainda tutorias e acompanhamento por uma Comissão Científica.
Quem pode candidatar-se?
Estas bolsas destinam-se a alunos que preencham os seguintes requisitos:
Estudantes com nacionalidade portuguesa ou estrangeira com residência em Portugal;
As áreas de estudo devem ser de ciência básica: biologia, física, matemática e química, bem como em qualquer área das humanidades, das artes e das ciências sociais.
Inscrição, no ano letivo 2024-2025, no 2.º, 3.º ou 4.º ano de cursos de licenciatura, ou de mestrado integrado; ou no 1.º ano de cursos de mestrado, numa instituição de ensino superior portuguesa.
A média das classificações das disciplinas realizadas no ensino superior, até ao momento da candidatura, deverá ser igual ou superior a 17 valores.
Cada estudante poderá candidatar-se apenas a uma área do programa.
Importante
As candidaturas para a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos do ano letivo 2024-2025 decorrem desde o dia 2 de setembro até ao dia 30 de setembro.
Qual o valor da Bolsa Gulbenkian Novos Talentos?
O valor da bolsa é estabelecido tendo por base os seguintes critérios:
Apoio no valor 1.000 euros para o prosseguimento de estudos, nomeadamente o pagamento de propinas, assim como para estímulo à investigação;
Apoio no valor de 1.500 euros para atividades de enriquecimento de talento como, por exemplo, cursos de formação avançada; participação em conferências e escolas de verão; estágios, cursos de línguas, entre outros. Valor a atribuir mediante proposta da Comissão Científica;
Apoio social complementar de 1.000 euros para candidatos com rendimento per capita anual do agregado familiar até 12.000 euros. Para solicitar esta componente, é necessário apresentar comprovativo de candidatura à bolsa de ação social da DGES no ano letivo 2023-2024, com a Fundação Gulbenkian a considerar os rendimentos calculados pela DGES como válidos.
Saiba de forma gratuita a que ajudas pode ter acesso!
Para candidatar-se à Bolsa Gulbenkian Novos Talentos, deve efetuar a candidatura através de um formulário online. Para poder aceder ao formulário, é necessário primeiro registar-se no website. As informações que constam no formulário a serem preenchidas são:
Texto de motivação, até 500 palavras;
Nome e email dos dois professores a quem irá pedir as cartas de recomendação (posteriormente, a fundação enviará um email para os mesmos a solicitar as respetivas cartas de recomendação);
Como opcional, os candidatos poderão sugerir o nome de dois professores da sua universidade ou de qualquer outra universidade portuguesa para desempenharem o papel de tutor.
Documentação que deve ser anexada:
Ficha de aluno com todas as unidades curriculares, notas e créditos obtidos até à data do concurso;
Curriculum Vitae, onde constem eventuais atividades extracurriculares;
No caso de candidatos ao apoio social complementar, deverão anexar também o comprovativo de candidatura à bolsa de ação social da DGES, ou, caso já disponham do resultado da candidatura, o documento de resultado da DGES onde constem os rendimentos do agregado familiar.
É recomendado efetuar a candidatura antes dos últimos dias para prevenir eventuais dificuldades.
Como funciona o processo e o critério de seleção?
O processo de seleção será efetuado por um painel de avaliadores, constituído pelas Comissões Científicas e outros eventuais avaliadores especialistas. Terão em conta os seguintes critérios:
Análise curricular, considerando o mérito académico, o texto de motivação e as cartas de recomendação;
Caso o júri considere relevante, os candidatos poderão ser convocados para uma entrevista virtual;
A seleção final caberá à Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), atendendo à distribuição dos candidatos selecionados pelas áreas do conhecimento abrangidas.
No ano letivo 2024-2025 serão atribuídas 100 bolsas.
Outras perguntas frequentes
🧑🎓Se tiver 16,9 de média posso candidatar-me à Bolsa Gulbenkian Novos Talentos?
Sim, as médias são arredondadas, pelo que serão consideradas válidas as candidaturas que apresentem médias iguais ou superiores a 16,5 valores.
🤔É possível candidatar-me a mais que uma área?
Não. O candidato poderá apenas candidatar-se a uma área do programa.
🕛 Até quando decorrem as candidaturas para a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos?
As candidaturas para o ano letivo 2024-2025 decorrem desde o dia 2 de setembro até ao dia 30 de setembro.
Entusiasta do mundo digital e da inovação, a Catarina torna apoios financeiros e conceitos do dia a dia fáceis de entender. O seu principal objetivo é ajudar as pessoas a descobrir e aproveitar as ajudas financeiras disponíveis.