Bolsa de Estudo Sara Carreira: como candidatar-se

28 Maio 2024 por Catarina - 5 minutos de leitura

Quer poupar nas suas contas?
Contacte gratuitamente um especialista para reduzir nas suas contas de eletricidade/ gás/ internet/ alarmes.
21 145 14 61
Horário: 9:30h - 18:30h (segunda a sexta-feira). Serviço oferecido pela Selectra.

jovens estudantes a caminho da escola
A Bolsa de Estudo Sara Carreira é uma iniciativa que presta homenagem à talentosa artista Sara Carreira, oferecendo apoio financeiro a jovens com dificuldades económicas que procuram prosseguir os estudos. Para além do auxílio financeiro, a bolsa também proporciona orientação e mentoria. Hoje em “As Tuas Ajudas”, vamos explicar o funcionamento desta bolsa, os requisitos necessários para candidatura e como pode submeter a sua.

Sobre a Bolsa de Estudo Sara Carreira

A Bolsa de Estudo Sara Carreira, criada em homenagem a Sara Carreira, volta a abrir candidaturas pela Associação Sara Carreira. Esta bolsa tem como objetivo ajudar crianças e jovens, entre os 12 e os 21 anos, a realizarem os seus sonhos.
A bolsa tem a duração de até um ano, dependendo da tipologia de formação. Os candidatos selecionados terão um padrinho ou madrinha que os acompanhará durante todo o seu percurso e contribuirá para o pagamento das propinas. Além disso, os bolseiros terão a oportunidade de participar em várias atividades que refletem os valores da Associação: família, credibilidade e compromisso.

Quem pode candidatar-se?

Os candidatos à Bolsa de Estudo Sara Carreira, que têm como objetivo apoiar crianças e jovens com escassos recursos financeiros a concretizarem os seus sonhos, têm de preencher três pré-requisitos. São eles, ter entre os 12 e os 21 anos, na data da candidatura; residir em Portugal Continental ou Ilhas e ainda frequentar o sistema de ensino nacional.

A título excecional, a Direção da Associação poderá admitir candidatos que apresentem uma idade diferente, mas sem limitar, os bolseiros a quem foi concedida uma Bolsa de Estudo Sara Carreira no ano letivo transato.

Como candidatar-me?

Em primeiro lugar, a candidatura deve ser realizada exclusivamente online através do site da associação, até 31 de Maio. Os candidatos devem preencher o formulário e anexar todos os documentos solicitados.

Documentos necessários para a candidatura:

  • Declaração do agregado familiar;
  • Atestado de residência que identifique todos os membros do agregado familiar;
  • Comprovativos dos rendimentos de todos os membros do agregado familiar, referentes ao ano civil anterior ou ao período aplicável, incluindo:
    • Nota de liquidação de IRS ou declaração de dispensa de pagamento de IRS dos últimos dois anos fiscais.
    • Comprovativos de apoios, abonos, pensões, subsídios, ou outros benefícios, através de declaração do Instituto da Segurança Social, quando aplicável.
    • Três últimos recibos de vencimento de todos os membros do agregado familiar com atividade remunerada.
    • Comprovativos de quaisquer outros rendimentos não abrangidos pela declaração de IRS dos últimos dois anos fiscais, efetivos à data da candidatura.
  • Comprovativos de avaliação escolar do candidato, designadamente:
    • Certificado de habilitações;
    • Documento comprovativo do aproveitamento escolar das disciplinas/unidades curriculares do ano letivo anterior;
    • Documento comprovativo do aproveitamento escolar das disciplinas/unidades curriculares do ano letivo em curso.
  • Os candidatos devem apresentar comprovativos obrigatórios das seguintes despesas do agregado familiar:
    • Despesa com habitação (documento bancário do crédito à habitação ou recibo de arrendamento).
    • Recibo mensal de pagamento de condomínio, quando aplicável.
    • Seguros obrigatórios associados à habitação, quando aplicável;
    • Despesa mensal com medicação crónica justificada com declaração médica, quando aplicável;
    • Recibo de despesa mensal para frequência de equipamentos/respostas sociais (ama, creche, jardim de infância, ATL, apoio domiciliário, centro de dia e lares).
  • Carta de motivação e/ou vídeo do candidato;
  • Carta de Recomendação de um profissional que conheça o seu percurso e desempenho cívico e escolar;
  • Declaração assinada pelo candidato ou, caso este seja menor, pelo seu representante legal, de consentimento no tratamento dos dados pessoais do candidato pela Associação (formulário disponível no site da Associação).

Como é feita atribuição das bolsas de estudo?

A atribuição das bolsas decorre em quatro fases:

  1. Receção das candidaturas
  2. Análise prévia -Realizada por uma equipa de assistentes sociais e pela equipa da associação, de acordo com três critérios basilares de seleção: talento e/ou desempenho académico, condição socioeconómica e atitude em conformidade com os valores da Associação (família, credibilidade e compromisso).
  3. Entrevista presencial
  4. Análise das candidaturas – Efetuada pelo júri de seleção nomeado pela Direção da Associação Sara Carreira.

Na última fase, os candidatos serão informados se a sua candidatura foi aceite ou não.

Qual é o valor da Bolsa de Estudo Sara Carreira?

A bolsa não tem um valor fixo estipulado. O montante atribuído a cada jovem bolseiro será definido pela Direção da Associação, conforme as necessidades individuais. A quantia será entregue diretamente às instituições de ensino. Caso seja necessário alojamento, esse valor também será pago diretamente ao senhorio/proprietário. A Direção poderá ainda atribuir outros apoios, como alimentação, material escolar, transporte, ou outros, conforme considerar necessário.

Posso acumular a bolsa com outras bolsas?

Não, as Bolsas de Estudo Sara Carreira não são compatíveis com outras bolsas de estudo. Se o candidato receber outra bolsa além da Bolsa de Estudo Sara Carreira, deverá cancelar uma das bolsas no prazo de 15 dias após a obtenção da segunda bolsa. A exceção são a bolsa de Erasmus ou bolsas de mérito, que podem ser acumuladas.

Outras perguntas frequentes

O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar

Simular as minhas ajudas grátis agora