👀 O que é um trabalhador designado?
Um trabalhador designado é nomeado pelo empregador para assumir responsabilidades específicas em Segurança e Higiene no Trabalho, Ergonomia, Meio Ambiente e Organização do Trabalho.

Índice
Um trabalhador designado é aquele que, por nomeação do empregador, assume responsabilidades em atividades de Segurança e Higiene no Trabalho, Ergonomia, Meio Ambiente e Organização do Trabalho.
De acordo com o artigo 81.º da Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro, as empresas devem garantir a implementação de medidas de Segurança no Trabalho, Ergonomia, Meio Ambiente e Organização do Trabalho para todos os seus trabalhadores. Quando a empresa tem até nove trabalhadores, cujas atividades não representem um elevado risco e os estabelecimentos estejam distanciados até 50 km, estas responsabilidades podem ser desempenhadas pelo próprio empregador, caso este permaneça habitualmente nos estabelecimentos, ou por um trabalhador designado para tal fim.
O trabalhador designado possui várias vantagens decorrentes das funções adicionais que desempenha, incluindo:
Sim, é obrigatório que o trabalhador designado tenha formação adequada para exercer as estas funções. Esta formação deve ser específica nas áreas de Segurança e Higiene no Trabalho, Ergonomia, Meio Ambiente e Organização do Trabalho, garantindo que o trabalhador adquira as competências necessárias. Além disso, a formação deve ser validada previamente pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
Todos os trabalhadores têm o direito de participar na escolha do trabalhador designado através de um voto direto e sigiloso, utilizando o método de Hondt. É importante seguir as diretrizes estabelecidas nos artigos 26.º a 40.º da Lei 102/2009, de 13 de setembro, para garantir uma eleição conforme regulamentada.
As funções desempenhadas por um trabalhador designado na área da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), são as seguintes:
Para obter autorização para exercer atividades de segurança no trabalho, o empregador pode seguir dois procedimentos:
NOTA: É importante observar que qualquer alteração nos elementos da autorização para desempenho dessas funções deve ser comunicada à ACT dentro de um prazo de 30 dias pelo empregador. O pedido de alteração deve ser feito ao Inspetor-geral do Trabalho e incluir todos os detalhes que necessitam de modificação, acompanhados das devidas justificativas.
Um trabalhador designado é nomeado pelo empregador para assumir responsabilidades específicas em Segurança e Higiene no Trabalho, Ergonomia, Meio Ambiente e Organização do Trabalho.
Sim, é obrigatório que o trabalhador designado tenha formação específica validada pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) nas áreas relacionadas.
Como pedir apoio de emergência social
Despesas que Dão Mais Dedução no IRS
Salário Mínimo 2026: O Que Muda na Tua Carteira
Plano de Recuperação e Resiliência: Guia 2026
Como pagar dívidas à Segurança Social em prestações online
O que muda para o Salário Mínimo e as Pensões em 2026
Apoios sociais disponíveis até ao fim de 2025
Como usar Wi-Fi público em Portugal de forma segura
Poupança no fim do ano: guia 2025-2026
IRS Jovem: Guia completo para 2025-2026
O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar
Simular as minhas ajudas grátis agora