e-Clic: Conhece tudo sobre o novo balcão da segurança social

7 Maio 2025 por António - 4 minutos de leitura
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Mulher a visitar site da segurança social

O novo Canal Digital e-Clic é a mais recente plataforma da Segurança Social que oferece uma comunicação mais facilitada entre cidadãos e este organismo do Estado. Neste artigo de As Tuas Ajudas vamos explicar-lhe tudo sobre as vantagens deste portal.

Porque é que a Segurança Social criou o balcão e-Clic?

Esta iniciativa advém do programa de Transição Digital da Segurança Social(SS) e enquadra-se no Programa de Recuperação e Resiliência, com um investimento do Estado a rondar os 200 milhões de euros.

O principal objetivo desta medida é tornar a comunicação com a SS mais simples, rápida e acessível, reduzindo a burocracia e reforçando a eficácia na resposta aos cidadãos e empresas.

Quais são as funcionalidades do e-Clic?

Através desta nova plataforma estará em contacto com a SS como nunca e é possível:

  • Solicitar informações: esclareça dúvidas sobre temas como pensões, subsídios, prestações familiares, desemprego, entre outros.
  • Apresentar reclamações: submeta queixas formais, incluindo ao Provedor da SS, caso considere que os seus direitos não foram respeitados.
  • Tratar assuntos diversos: aborde temas como reforma, abonos, subsídios de desemprego, doença, parentalidade, incapacidade, contribuições e dívidas à Segurança Social.

Dica
Antes de ir a um balcão da Segurança Social, experimente esclarecer as suas dúvidas através do e-Clic, de forma rápida e sem sair de casa.

Quem pode ter acesso a este serviço?

O e-Clic é uma plataforma que está disponível a todos os cidadãos e para empresas que tenham acesso à Segurança Social Direta (SSD). Este canal permite uma interação direta com a SS possibilitando fazer diversas operações, entre elas pedidos de informação, esclarecimentos ou reclamações.

Posso fazer pedido à Segurança Social através do e-Clic?

Sim, estas são algumas das coisas que posso fazer através do e-Clic:

  1. Pedido de prestações sociais: Peça online à Segurança Social subsídios de desemprego, pensões ou abonos sem deslocações, de forma simples, rápida e segura.
  2. Submissão de documentos: Envie documentos para a SS como atestados ou declarações diretamente pelo e-Clic, evitando papelada e deslocações.
  3. Agendamento de atendimento: Marque atendimento presencial nos serviços da Segurança Social através do e-Clic, evitando filas e tempos de espera.
  4. Emissão de certidões: Obtenha certidões da Segurança Social, como a de situação contributiva, essenciais para concursos, subsídios ou comprovativos.
  5. Simulação de prestações: Simule valores de pensões ou subsídios na Segurança Social e planeie melhor o seu futuro financeiro com base nos dados simulados.
  6. Consulta de situação contributiva: Consulte se as suas contribuições à SS estão em dia, veja o histórico e confirme se existem dívidas.

Como aceder ao e-Clic?

Para aceder ao e-Clic deve dar os seguintes passos:

    1. Registo na SS: Para aceder ao e-Clic tem de estar registado na SSD com o seu Número de identificação da Segurança Social. Logo a seguir receberá um código para poder ativar o seu registo.
    2. Aceder ao e-Clic: Após estar registado na SSD deve aceder à área do e-Clic.
    3. Utilização: Depois de conseguir aceder ao e-Clic pode pedir informações ou fazer reclamações garantindo a confidencialidade de todos os processos.
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Quanto tempo demora até ter uma resposta?

Não existe uma resposta a esta pergunta, no entanto, segundo a experiência de alguns internautas o tempo poderá demorar, nalguns casos, uns minutos e, noutros casos, poderá demorar alguns meses.

Outras perguntas frequentes

Sou António Pereira, especialista em ajudas financeiras, IRS e apoios sociais. Escrevo para quem precisa de orientação prática sobre benefícios e soluções económicas.

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