👩⚕️Como pedir um médico de família?
O pedido deve ser efetuado no Centro de Saúde da sua área de residência.
O médico de família é um direito garantido a todos os inscritos no SNS. Em situações de urgência não emergentes, é a ele que deve recorrer. Infelizmente, devido à escassez de médicos em Portugal, muitos cidadãos estão em lista de espera para conseguir a atribuição de um médico ou simplesmente não sabem como solicitá-lo. Hoje, em “As Tuas Ajudas”, explicamos como pedir a atribuição de um médico para si e para o seu agregado familiar e em que situações deve consultá-lo.Índice
Um médico de família, ou clínico geral e familiar, é um profissional de saúde cujo principal objetivo é cuidar do bem-estar integral do indivíduo, considerando o seu contexto familiar e social.
Desempenha várias funções, nomeadamente:

É recomendável visitar um médico de família nas seguintes situações:
Têm direito a médico de família pessoas inscritas no Serviço Nacional de Saúde, como cidadãos portugueses, residentes legais em Portugal, quer sejam da União Europeia ou de fora. Beneficiários de acordos internacionais também estão incluídos na lista de pessoas que têm direito, e refugiados e requerentes de asilo também têm direito a cuidados de saúde.
O pedido deve ser feito no seu Centro de Saúde. Para saber qual o centro de saúde da sua área de residência, pesquise aqui. De seguida deve efetuar os seguintes passos:
Para isso todos os membros devem estar inscritos no centro de saúde, caso o mesmo não aconteça, é só efetuar os passos mencionados acima. No centro de saúde, cada membro do agregado deve pedir a atribuição de um médico. Uma vez atribuído, cada membro pode marcar consultas conforme necessário. Às crianças nascidas desde 2016, é automaticamente atribuído um médico, pelo que não terá de fazer qualquer pedido nesse sentido
Sim. Caso não consulte o seu médico de família por mais de 5 anos consecutivos, pode perder o direito. Se essa situação ocorrer, será notificado pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) e terá 90 dias para informar que quer manter a inscrição.
Também poderá perder o acesso ao seu médico de família se:
Os utentes sem médico de família podem, em caso de necessidade, recorrer às chamadas consultas de recurso ou de reforço. Se adoecerem numa situação que exija urgência, podem recorrer à consulta aberta. Cada centro de saúde tem dias e horas específicos para estas consultas. Por isso é aconselhável informar-se na respetiva unidade de saúde sobre os horários e possibilidades disponíveis.
Caso não seja uma situação de urgência, pode marcar consulta no Portal do SNS, ou telefonando para o centro de saúde.
O pedido deve ser efetuado no Centro de Saúde da sua área de residência.
Sim, caso não consulte o seu médico de família durante 5 anos consecutivos, pode perder o direito.
As crianças nascidas a partir de 2016 têm automaticamente um médico de família atribuído.
Pode recorrer às chamadas consultas de recurso ou de reforço dos Centros de Saúde. Se for uma situação que exija urgência, pode recorrer à consulta aberta.
Vacinação e cuidados de saúde em Portugal
Ajudas do Estado para Medicamentos e Saúde em Portugal
Plantas de interior: descubra como podem melhorar a sua saúde
Cartão cruz vermelha: benefícios, descontos e condições
Estudo Eletromiográfico: o que é e onde fazer pelo SNS
Alimentos ricos em ferro: quais são e importância para a saúde
Subsídio por adoção: tudo o que precisa de saber
Subsídio por interrupção da gravidez: o que é e como pedir
Subsídio para assistência a neto: quem tem direito e como pedir
Apoio para comprar cadeira de rodas: saiba tudo
O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar
Simular as minhas ajudas grátis agora