⌚Qual a duração mínima de um contrato de trabalho intermitente?
A duração mínima é de 5 meses a tempo completo por ano, sendo que 3 desses meses devem ser trabalhados de forma consecutiva.

Índice
Embora a maioria das empresas mantenha atividade o ano todo, algumas têm picos sazonais de trabalho intenso. O trabalho intermitente foi criado para atender às necessidades específicas de certas áreas de atividade que apresentam essas flutuações sazonais.
Este tipo de contrato de trabalho caracteriza-se pela prestação de trabalho ser efetuada de forma intermitente. De acordo com o artigo 157.º do Código do Trabalho, um contrato de trabalho intermitente é aquele que é intercalado por um ou mais períodos de inatividade. Este tipo de contrato é comum em empresas que exercem atividades com descontinuidade ou intensidade variável. Por exemplo, no setor turístico, que opera apenas em certas épocas do ano.
Este tipo de contrato não pode ser celebrado a termo resolutivo ou em regime de trabalho temporário.
Empregado de mesa em eventos – Chamado apenas para festas ou casamentos.
Segurança em espetáculos – Trabalha só em concertos ou jogos.
Assistente de loja em saldos – Atua nas épocas de promoções.
Animador turístico – Trabalha nas férias e épocas altas.
O contrato de trabalho intermitente conta com algumas regras relativamente à duração que devem ser respeitadas. Caso contrário, o trabalhador não é obrigado a prestar serviços para a empresa em questão. A duração deste contrato, seja consecutivo ou intercalado, é acordada entre empregador e trabalhador. Define-se o início e o fim de cada período com base nos critérios estabelecidos.
O contrato de trabalho intermitente, como todos os tipos de contrato, também confere direitos aos seus trabalhadores, nomeadamente:
Este regime de trabalho, deve ser celebrado com um contrato escrito que explicite que se trata de trabalho intermitente. Deve incluir os seguintes elementos, para que o contrato seja considerado válido:
Caso o trabalho intermitente não seja celebrado por escrito, ou o mesmo não tenha explicito o número anual de horas de trabalho, ou os dias de trabalho a tempo completo anual, será considerado que o contrato de trabalho foi celebrado sem período de inatividade.
O João foi contratado por uma empresa de catering como empregado de mesa em regime de trabalho intermitente. A empresa apenas o contacta quando tem eventos, como casamentos ou conferências. Ele é avisado com 3 dias de antecedência e pode aceitar ou recusar o trabalho.
Sempre que trabalha, recebe o pagamento pelo dia prestado, incluindo:
Nos períodos em que não é convocado, não recebe salário, mas o contrato continua válido.
A duração mínima é de 5 meses a tempo completo por ano, sendo que 3 desses meses devem ser trabalhados de forma consecutiva.
Sim, o trabalhador pode exercer outra atividade durante o período de inatividade, mas deve sempre informar o seu empregador.
Um contrato de trabalho intermitente é um tipo de contrato em que a prestação de trabalho é realizada de forma intercalada com um ou mais períodos de inatividade. É comum em empresas com atividades sazonais ou com intensidade variável, como o turismo.
Como pedir apoio de emergência social
Despesas que Dão Mais Dedução no IRS
Salário Mínimo 2026: O Que Muda na Tua Carteira
Plano de Recuperação e Resiliência: Guia 2026
Como pagar dívidas à Segurança Social em prestações online
O que muda para o Salário Mínimo e as Pensões em 2026
Apoios sociais disponíveis até ao fim de 2025
Como usar Wi-Fi público em Portugal de forma segura
Poupança no fim do ano: guia 2025-2026
IRS Jovem: Guia completo para 2025-2026
O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar
Simular as minhas ajudas grátis agora