⌚ Quando é o reembolso do IRS automático?
Embora não haja um prazo definido para o reembolso no IRS automático, nos últimos anos tem sido comum receber o reembolso em duas semanas, enquanto na declaração do IRS normal pode demorar até três semanas.
A partir de 1 de abril até 30 de junho, os portugueses têm a obrigação de entregar o IRS. Optar pelo IRS automático não só simplifica o processo, como também garante acesso imediato à proposta de liquidação. Em “As Tuas Ajudas” de hoje, vamos explicar quem pode usufruir do IRS automático e como proceder.Índice
O IRS automático ou a declaração pré-preenchida pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) simplifica o processo de declaração do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS). Esta declaração provisória é elaborada com base nos dados de rendimentos e despesas já comunicados, bem como nos dados do agregado familiar até 31 de dezembro do ano anterior, os quais devem ser fornecidos pelo contribuinte até 15 de fevereiro. A declaração automática torna-se definitiva quando o contribuinte confirma os seus elementos, entre 1 de abril e 30 de junho. Se não for confirmada, a AT converte automaticamente a declaração em definitiva no final do prazo de entrega do IRS.
Em 2024, o IRS automático abrange os contribuintes que, relativamente ao ano anterior, reúnam as seguintes condições:

Não estão abrangidos pelo IRS automático os contribuintes que preencham um dos seguintes critérios:
O IRS automático apresenta várias vantagens para o contribuinte, tais como:
A maneira de saber se tem acesso ao IRS automático é através do Portal de finanças.
Para entregar a declaração automática deve aceder ao Portal das Finanças com a sua senha de acesso pessoal e realizar os seguintes passos:
Entregar o IRS automático em conjunto é muito simples e semelhante ao processo de singulares. Para isso cada um dos elementos do casal deve autenticar-se com a sua senha de acesso e realizar os seguintes passos:
Normalmente, o IRS automático agiliza o processo de reembolso, possibilitando uma devolução mais rápida. Embora não haja um prazo definido para o reembolso no IRS automático, nos últimos anos tem sido comum receber o reembolso em duas semanas, enquanto na declaração do IRS normal pode demorar até três semanas. É importante destacar que por lei, a AT tem até 31 de agosto para devolver o IRS retido a mais, quando a declaração é entregue até 30 de junho e validada sem divergências.
Embora não haja um prazo definido para o reembolso no IRS automático, nos últimos anos tem sido comum receber o reembolso em duas semanas, enquanto na declaração do IRS normal pode demorar até três semanas.
Sim. Para isso têm de entregar declaração provisória de tributação conjunta.
Pode fazer o IRS automático no Portal das Finanças, para isso basta clicar na opção que diz "IRS Automático".
Como pedir apoio de emergência social
Despesas que Dão Mais Dedução no IRS
Salário Mínimo 2026: O Que Muda na Tua Carteira
Plano de Recuperação e Resiliência: Guia 2026
Como pagar dívidas à Segurança Social em prestações online
O que muda para o Salário Mínimo e as Pensões em 2026
Apoios sociais disponíveis até ao fim de 2025
Como usar Wi-Fi público em Portugal de forma segura
Poupança no fim do ano: guia 2025-2026
IRS Jovem: Guia completo para 2025-2026
O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar
Simular as minhas ajudas grátis agora