🙌Quais são os principais direitos do trabalhador em Portugal?
Os direitos incluem salário justo, férias, proteção na parentalidade, condições de trabalho seguras, entre outros.
Hoje, em As Tuas Ajudas, vamos explorar os direitos mais importantes, como o direito a um salário justo e férias, e também nos deveres que ajudam a manter um bom funcionamento dentro da empresa.
Índice
Os direitos do trabalhador em Portugal são fundamentados em duas fontes principais: a Constituição Portuguesa e o Código do Trabalho. Esses documentos estabelecem uma série de direitos e garantias para os trabalhadores, que visam assegurar condições dignas, seguras e justas no ambiente de trabalho.
Na Constituição Portuguesa, encontram-se princípios gerais relacionados aos direitos fundamentais dos cidadãos, e isso inclui aspetos ligados ao trabalho e à proteção dos trabalhadores. Já o Código do Trabalho detalha de maneira mais específica as normas e regulamentos que regem as relações laborais, abordando temas como horário de trabalho, salário, férias, segurança e saúde no trabalho, entre outros.
Além do direito ao trabalho, assegurado pela Constituição, cada trabalhador tem o direito à remuneração pelo seu trabalho, a qual deve ser proporcional à natureza, quantidade e qualidade das suas atividades. Em outras palavras, é garantido que receba um valor justo e adequado em função do trabalho realizado.
Os trabalhadores têm direito a faltar ao trabalho em determinadas situações legítimas, sem perda de remuneração. Alguns dos motivos previstos para faltas justificadas incluem:
A lei contempla um horário de trabalho específico, com um limite máximo de 8 horas de trabalho diários, 40 horas semanais, descanso semanal e férias.
Conforme o artigo 237.º do Código do trabalho, o trabalhador tem direito a 22 dias úteis de férias pagas relativas ao trabalho prestado no ano civil anterior, independentemente da assiduidade. Os períodos de férias têm obrigatoriamente de ser gozadas e não podem ser trocadas por compensação monetária.
Relativamente a dias feriados, existem 13 feriados determinados pela lei portuguesa: 1 de janeiro, sexta-feira santa, domingo de Páscoa, 25 de abril, 1 de maio, corpo de Deus, 10 de junho, 15 de agosto, 5 de outubro, 1 de novembro, 1, 8 e 25 de dezembro.
A entidade patronal tem o direito e a responsabilidade de informar os trabalhadores sobre medidas de proteção e segurança no trabalho. Isso muitas vezes é realizado por meio de formações e treinos para a prevenção de riscos profissionais. Garantir condições dignas de higiene, segurança e saúde no ambiente de trabalho é um direito fundamental dos trabalhadores.
Existem direitos específicos para proteger o equilíbrio entre vida profissional e vida familiar em muitos países, incluindo Portugal. Alguns desses direitos incluem:
A Constituição e a legislação laboral geralmente preveem mecanismos de proteção para os trabalhadores que sofrem acidentes de trabalho ou contraem doenças profissionais como resultado das suas atividades laborais. Estes mecanismos visam assegurar a assistência e justa reparação aos trabalhadores afetados. Em Portugal, como em muitos outros países, existem disposições específicas para a proteção dos trabalhadores nessas situações.
O empregador está proibido de realizar as seguintes ações:
O artigo 128º do Código do Trabalho em Portugal estabelece alguns dos deveres fundamentais dos trabalhadores. No entanto, é importante notar que essa lista não é exaustiva, e a legislação reconhece que, em muitos casos, o profissionalismo e o bom senso são essenciais para o cumprimento desses deveres. Alguns dos deveres destacados incluem:
Os direitos incluem salário justo, férias, proteção na parentalidade, condições de trabalho seguras, entre outros.
Conforme o Código do Trabalho, os trabalhadores têm direito a 22 dias úteis de férias pagas por ano.
Faltas justificadas incluem casamento, falecimento de familiares, provas escolares, entre outros casos específicos.
Existem mecanismos de proteção, como seguro de acidentes de trabalho e programas de reabilitação profissional.
Fiador: quem pode ser e quais os requisitos
Isenção de IVA: o que é e quem tem direito?
Documento Único Automóvel: o que é e como pedir
Seguro de vida: o que é e como funciona
Seguro de responsabilidade civil: o que é e como funciona
Como fazer o registo automóvel online?
Fundo de Garantia Automóvel: o que é e como funciona
Fundo de reserva do condomínio: o que é e para que serve
Penhora de vencimento: como funciona e como é calculada
Administrador de condomínio: quais são as responsabilidades
O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar
Simular as minhas ajudas grátis agora