🏠 Vou arrendar uma casa, tenho de ter certificado energético?
Sim, para arrendar casa é necessário certificado energético.
O certificado energético é uma ferramenta fundamental para valorizar o seu imóvel. Além de proporcionar informações cruciais sobre a eficiência energética, é um documento obrigatório se está a pensar em arrendar ou vender a sua casa. No artigo de hoje de “As Tuas Ajudas”, explicamos detalhadamente o que é este documento, qual o seu preço, como pode obtê-lo e os benefícios associados.Índice
O certificado energético é um documento digital que avalia a eficácia energética de um imóvel numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente). A certificação energética é conduzida por peritos qualificados e reconhecidos pela Agência para a Energia (ADENE), entidade responsável pela gestão do Sistema de Certificação Energética de Edifícios (SCE). Existem dois modelos de certificado energético em vigor: um para edifícios de habitação e outro para edifícios de comércio e serviços.
Este documento apresenta várias informações sobre as características do seu imóvel, tais como:
A eficiência energética é classificada tendo por base vários fatores, nomeadamente:
A certificação de eficiência energética é obrigatória para os imóveis com as seguintes características:
Primeiramente para pedir o certificado, necessita de procurar por peritos perto da sua área de residência, pode fazê-lo através da lista de peritos qualificados, disponibilizada no site da SCE. Após escolher um perito, deve reunir a seguinte documentação:
Após recolher toda a documentação necessária, deve agendar a visita com o perito. Durante essa visita, o perito irá percorrer todas as divisões da casa para recolher os dados indispensáveis à classificação da eficiência energética do imóvel. Após a visita, o perito inserirá os dados recolhidos no portal do Sistema de Certificação Energética.
O preço para pedir a certificação energética é determinado tendo por base dois fatores: os honorários do perito qualificado (não é um preço fixo, pois não está tabelado) e o valor de registo da emissão dos certificados energéticos definido na portaria do Governo.
Preço do certificado energético para edifícios de habitação:
Preço do Certificado Energético para edifícios de comércio e serviços:
Para consultar o seu certificado energético, deve aceder ao site da Cinergia e efetuar os seguintes passos:
Se não houver resposta, é necessário buscar um técnico para realizar a avaliação da eficiência energética da sua casa.
A validade dos certificados energéticos depende do tipo de edifícios. Imóveis destinados à habitação contam com uma validade de 10 anos. Enquanto os edifícios de comércio e serviços pode variar entre seis e dez anos, conforme o tamanho e data da emissão do certificado.
Nota: As multas por falta de certificado energético varia entre os 250 euros e os 3 740 euros para habitações, ou entre os 2 500 euros e os 44 890 euros para empresas.
Obter um certificado energético para a sua casa pode trazer muitas mais-valias. Além de ajudar a poupar dinheiro a longo prazo e a tornar a sua casa mais valiosa no mercado, também é positivo para o ambiente ao reduzir o consumo de energia. Além disso, pode até receber incentivos do governo, como a devolução do IMT, isenção de taxas municipais para a reabilitação de prédios urbanos, isenção da taxa de emissão na reemissão do certificado e até mesmo uma redução no IMI. Por tanto, mesmo que não seja obrigatório em todas as situações, é aconselhável solicitar o certificado.
Sim, para arrendar casa é necessário certificado energético.
Pode consultar o seu certificado no site da Cinergia.
Sim, pode. No entanto, é sempre necessário que um perito visite o imóvel em questão.
A certificação energética é realizada por peritos qualificados autorizados pela Agência para a Energia (ADENE).
Como pedir apoio de emergência social
Despesas que Dão Mais Dedução no IRS
Salário Mínimo 2026: O Que Muda na Tua Carteira
Plano de Recuperação e Resiliência: Guia 2026
Como pagar dívidas à Segurança Social em prestações online
O que muda para o Salário Mínimo e as Pensões em 2026
Apoios sociais disponíveis até ao fim de 2025
Como usar Wi-Fi público em Portugal de forma segura
Poupança no fim do ano: guia 2025-2026
IRS Jovem: Guia completo para 2025-2026
O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar
Simular as minhas ajudas grátis agora