💸O que é o programa Reabilitar para Arrendar?
O programa oferece financiamento para a recuperação de casas antigas, destinando-as ao arrendamento acessível.
A reabilitação de habitações antigas desempenha um papel crucial na promoção de comunidades sustentáveis e acessíveis. Nesse contexto, o programa “Reabilitar para Arrendar” surge como uma iniciativa abrangente de financiamento para operações de recuperação de casas antigas e reabilitação de edifícios. Hoje, em As Tuas Ajudas, vamos desvendar tudo sobre este programa destinado à habitação.
Índice
O programa Reabilitar para Arrendar proporciona financiamento para operações de recuperação de casas antigas e/ou reabilitação de parte de um edifício, de edifícios ou de empreendimentos. Após a conclusão da operação, as habitações resultantes são destinadas, predominantemente, ao arrendamento acessível ou a arrendamento com rendas inferiores aos limites estabelecidos no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível.
Este programa recebe suporte financeiro do Banco Europeu de Investimento e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa.
Qualquer pessoa individual ou coletiva, de natureza pública ou privada, está elegível para se candidatar a este tipo de empréstimos, desde que promova, individualmente ou em conjunto, uma operação de reabilitação urbana. Isso abrange até mesmo as administrações de condomínio. Para se qualificar, é necessário demonstrar titularidade de direitos e poderes sobre o imóvel a ser reabilitado, possibilitando a contratação e execução integral e autónoma das empreitadas e empréstimos abrangidos por este programa.
Além disso, os promotores, independentemente da sua natureza, devem comprovar que regularizaram a sua situação tributária e contributiva, ou estão sob um acordo de regularização. Adicionalmente, não podem estar em situação de incumprimento perante o IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana).
As condições para os empréstimos concedidos conforme o presente Regulamento são as seguintes:
Despesas não elegíveis no âmbito deste programa de recuperação de casas antigas:
O processo de candidatura compreende duas fases distintas:
Nesta etapa inicial, os interessados realizam uma pré-candidatura através do Portal da Habitação.
Durante esta fase, são recolhidos dados e documentos essenciais para a análise preliminar da elegibilidade e viabilidade da intervenção proposta. Estes documentos podem incluir:
A segunda fase do processo é a candidatura formal ao empréstimo.
Durante esta fase, o objetivo é determinar o montante e as condições específicas do empréstimo para a operação de reabilitação em questão.
Cada candidatura é dedicada a uma única operação de reabilitação, garantindo foco e clareza no processo.
Essa abordagem em duas fases permite uma avaliação inicial da viabilidade e elegibilidade da intervenção, seguida por uma análise mais aprofundada para determinar os detalhes do empréstimo para a operação de reabilitação específica.
A apresentação da pré-candidatura e a sua análise pelo IHRU não tem custos associados. No entanto, ao submeter a candidatura formal ao empréstimo, o IHRU aplica uma taxa correspondente a 0,05% do montante solicitado como financiamento. Esta taxa tem um valor mínimo estabelecido de 300 €. Portanto, a análise da candidatura ao empréstimo está sujeita a uma taxa mínima de 300 € ou 0,05% do montante solicitado, prevalecendo o valor mais elevado entre os dois.
O programa oferece financiamento para a recuperação de casas antigas, destinando-as ao arrendamento acessível.
Qualquer pessoa individual ou coletiva, pública ou privada, incluindo administrações de condomínio.
Demonstrar titularidade sobre o imóvel, regularizar situação tributária e contributiva, e evitar incumprimentos perante o IHRU.
Montante máximo de 90% do custo total, prazos específicos, período de carência, amortização mensal e opção entre taxa variável ou fixa.
Porto Solidário: saiba como pedir ajuda para pagar a renda
Programa PRESERVA: tudo o que precisa de saber
Como pedir o subsídio municipal de arrendamento no Funchal
Casa Renovada, Casa Habitada: como candidatar-se
Isenção de IMT para jovens: tudo o que precisa de saber
Novas medidas de habitação para os jovens até 35 anos
Quem tem direito à isenção de IMT?
Apoio ao crédito habitação: quais as novas medidas
Valor Patrimonial Tributário: como calcular
IMI 2024: tudo o que precisa de saber
O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar
Simular as minhas ajudas grátis agora