👀 Quem pode candidatar-se ao Vale + Formação?
Podem candidatar-se trabalhadores com 18 anos ou mais, com domicílio fiscal nos Açores há pelo menos seis meses, incluindo trabalhadores independentes e empresários em nome individual.

Índice
Esta iniciativa criada pelo Governo dos Açores tem como principal objetivo a formação e requalificação da população ativa, através da concessão de um apoio financeiro aos trabalhadores que pretendem frequentar ações de formação, com vista à melhoria das suas qualificações e competências profissionais.
Esta iniciativa destina-se aos empregados com idade igual ou superior a 18 anos, com domicílio fiscal na Região Autónoma dos Açores há pelo menos seis meses. Os trabalhadores estrangeiros que exerçam atividade profissional e residam nos Açores, detentores de visto de residência válido ou Certificado de Manifestação de Interesse, também pode beneficiar deste apoio para formação.
O apoio financeiro será num montante máximo de 800 euros para fazer face às despesas com a frequência de ações de formação. Cada destinatário pode realizar tantas ações de formação quantas julgue necessário, sendo o montante máximo acumulado das despesas apoiadas o valor de 800 euros. Consideram-se despesas com a frequência de ações de formação elegíveis, os custos diretamente decorrentes da inscrição, frequência e certificação da formação.
O pagamento do apoio financeiro é feito pelo Fundo Regional do Emprego. É realizado numa única tranche, após a notificação ao candidato do deferimento da candidatura e respetiva publicação do apoio, no Jornal Oficial.
Considera-se elegível, no âmbito da presente medida, a formação profissional ministrada por entidades formadoras, designadamente as seguintes:
As ações de formação elegíveis baseiam-se em unidades de formação de curta duração (UFCD), que integram os referenciais de formação de nível II, IV e V constantes no Catálogo Nacional de Qualificações. Apenas é considerada formação que teve o seu início e fim entre 22 de janeiro e 30 de novembro de 2024.
A candidatura ao Vale + Formação deve ser efetuada através da plataforma Bolsas Azores e deve ser acompanhada dos seguintes documentos:
A decisão sobre a atribuição do apoio começa a ser efetuada após a submissão da candidatura e segue os seguintes critérios:
Podem candidatar-se trabalhadores com 18 anos ou mais, com domicílio fiscal nos Açores há pelo menos seis meses, incluindo trabalhadores independentes e empresários em nome individual.
O apoio financeiro pode chegar até 800 euros, que pode ser utilizado para cobrir despesas com a frequência de ações de formação.
Tendências do Mercado de Trabalho em Portugal
Benefícios fiscais para trabalhadores independentes
Como melhorar o currículo e aumentar hipóteses de contrataçã
Trabalho remoto e flexível: como adaptar-se às novas oportunidades
Estratégias para encontrar emprego rapidamente em Portugal
Trabalhar em portugal como nómada digital: o que precisa saber
Teletrabalho para pais com crianças até 8 anos
Não consigo encontrar emprego na área: o que devo fazer?
Investir as poupanças: como proteger e rentabilizar o seu dinheiro
IRS verão 2025: salários até 1.136€ sem retenção na fonte
O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar
Simular as minhas ajudas grátis agora