👀 O que é o saldo contabilístico?
O saldo contabilístico reflete a sua situação financeira real, mostrando o dinheiro que efetivamente lhe pertence, após considerar todos os débitos e créditos na sua conta.
Índice
Ao consultar o seu extrato bancário ou talão de multibanco, é comum encontrar diferentes tipos de saldos bancários, o que pode gerar dúvidas sobre a disponibilidade do dinheiro e o montante efetivo na conta. Atualmente, existem quatro tipos de saldo bancário: contabilístico, disponível, autorizado e cativo. A apresentação desses valores tornou-se obrigatória com a introdução de um aviso do Banco de Portugal em 2008. Cada tipo de saldo bancário representa situações distintas e atende a diferentes necessidades informativas.
O saldo contabilístico encontra-se em talões de multibanco e nos extratos das contas à ordem. Este saldo reflete a sua situação financeira real, representando o dinheiro que efetivamente lhe pertence. Este saldo corresponde ao valor resultante da diferença entre os débitos e créditos efetuados na sua conta.
Embora possa haver montantes que ainda não estejam disponíveis para movimentação, o saldo contabilístico é o que confirma a sua posição financeira. As diferenças entre os valores podem ocorrer devido a situações como:
O saldo disponível é o valor que pode utilizar imediatamente na sua conta, sem qualquer encargo adicional. Contudo, este saldo não reflete o total de dinheiro que possui na conta, apenas o que está acessível para movimentação imediata.
Por isso, podem existir transações pendentes que irão alterar o valor real da sua conta bancária. Exemplos disso incluem montantes ainda por debitar ou valores reservados para pagamentos em processamento, o que pode explicar a diferença entre o saldo disponível e o saldo contabilístico.
Em suma, o saldo disponível corresponde ao valor que pode movimentar, sem juros ou comissões.
O saldo autorizado refere-se ao valor adicional que o banco disponibiliza ao cliente para movimentação. Para além dos fundos próprios do cliente, o banco disponibiliza uma linha de crédito que pode ser utilizada, além do saldo disponível. No entanto, ao utilizar estes fundos adicionais, será necessário pagar comissões e juros.
Tenha em consideração que esta facilidade pode levar o saldo da sua conta bancária a negativo, permitindo a realização de operações de crédito rápidas. Como consequência, a sua situação financeira pode agravar-se significativamente, devido aos encargos cobrados pelo saldo negativo.
O saldo cativo é o montante que está pendente de processamento. Ou seja, refere-se a pagamentos que fez, mas que ainda não foram processados pelo banco. O valor indicado como saldo cativo já não está disponível para movimentação.
O seu saldo pode ficar cativo se realizar algumas operações, como:
Além dessas operações, o saldo pode ficar cativo em casos de penhora, para garantir que uma quantia específica não seja movimentada, assegurando o pagamento de uma dívida.
O saldo contabilístico reflete a sua situação financeira real, mostrando o dinheiro que efetivamente lhe pertence, após considerar todos os débitos e créditos na sua conta.
O saldo disponível é o valor que pode utilizar imediatamente, enquanto o saldo contabilístico é o montante total na conta, incluindo transações ainda por processar.
O saldo fica cativo quando há pagamentos pendentes ou situações que impedem a movimentação do valor, como em casos de penhora ou operações específicas ainda por processar.
O saldo autorizado é o valor adicional que o banco disponibiliza para além do saldo disponível, permitindo movimentar mais dinheiro, mas sujeito a comissões e juros.
Fiador: quem pode ser e quais os requisitos
Isenção de IVA: o que é e quem tem direito?
Documento Único Automóvel: o que é e como pedir
Seguro de vida: o que é e como funciona
Seguro de responsabilidade civil: o que é e como funciona
Como fazer o registo automóvel online?
Fundo de Garantia Automóvel: o que é e como funciona
Fundo de reserva do condomínio: o que é e para que serve
Penhora de vencimento: como funciona e como é calculada
Administrador de condomínio: quais são as responsabilidades
O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar
Simular as minhas ajudas grátis agora