🤔O licenciamento das casas modulares é obrigatório?
Sim, é. Todas as casas pré-fabricadas devem ser licenciadas pela Câmara Municipal do município em questão.
As alterações de estilo de vida e a crescente crise na habitação têm feito com que as casas modulares ganhem cada vez mais destaque em Portugal. A maior característica destas casas é o facto de poderem ser movidas de lugar. Hoje, em “As Tuas Ajudas”, explicamos o que são este tipo de casas, as suas vantagens e desvantagens, bem como as licenças necessárias.Índice
As casas modulares ou pré-fabricadas, são uma construção alternativa à alvenaria tradicional. Este tipo de casas está a crescer exponencialmente devido às vantagens que apresenta comparativamente com o modelo tradicional de casas. Estas casas são edifícios pré-construídos em secções ou casas montadas em múltiplos módulos. Com o transporte adequado podem ser movidas de terreno.
As casas modulares são produzidas em fábrica e transportadas para o terreno, onde será feita a sua montagem. Após feita a montagem dos módulos no terreno, realizam-se os retoques finais. Enquanto, as casas tradicionais (alvenaria tradicional), são construídas desde raiz no terreno que será ocupado.
O licenciamento das casas pré-fabricadas deve ser realizado por fases. Primeiramente, é necessário decidir o terreno no qual a casa será construída. Após a escolha do terreno, deve-se proceder à criação dos projetos de arquitetura e especialidades. Posteriormente, a casa deverá ser licenciada e os devidos impostos deverão ser pagos. Passamos agora a explicar, detalhadamente, cada uma das fases.
O primeiro passo a ser tomado no processo de construção das casas modulares é a escolha do terreno. Os fatores a ter em consideração na escolha do terreno são: condições do solo, orientação para o sol e o vento, acessos, instalações dos serviços públicos e requisitos para poço ou instalação sanitária. Para além destas características do terreno, é necessário saber o que está previsto no Plano Diretor Municipal do município em questão e se existem limitações à construção no terreno em causa. O terreno não pode estar inserido na Reserva Ecológica Nacional ou Reserva Agrícola Nacional.
A construção das casas pré-fabricadas começa com a criação de um projeto de arquitetura que engloba vários elementos tais como: memória descritiva, plantas, cortes, alçadas, entre outros elementos. Deve também apresentar os projetos de especialidades, sobre os esgotos, alimentação, distribuição elétrica ou instalação de gás.
Após a criação dos projetos os mesmos devem ser apresentados à Câmara Municipal do Município para garantir a viabilidade. Todos os projetos devem ser aprovados pelas respetivas entidades competentes. Após a aprovação de todos os projetos é emitida a licença de construção, e a partir desse momento já poderá começar a construção da casa modular.
Após a conclusão da construção, é necessário solicitar aos serviços de urbanismo da Câmara Municipal a emissão do alvará de licença de utilização. A licença será emitida após uma vistoria à casa, destinada a comprovar a conformidade da obra com os projetos aprovados e as certificações de água e esgotos.
Mesmo tratando-se de uma casa pré-fabricada, é obrigatório o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Após a inscrição do imóvel junto da Autoridade Tributária e a emissão da caderneta predial, deverá também pagar o IMI da casa anualmente.
Quando se fala de casas modulares, é impossível não as comparar com as casas tradicionais a que estamos habituados. Cada tipo tem as suas vantagens e desvantagens, sendo que a maior vantagem das casas modulares, também conhecidas como “casas móveis”, é o facto de poderem ser movidas de lugar. Enumeramos abaixo algumas vantagens e desvantagens deste tipo de casas:
Sim, é. Todas as casas pré-fabricadas devem ser licenciadas pela Câmara Municipal do município em questão.
Sim, o facto de ser uma casa modular, não isenta do pagamento de IMI.
Após a aprovação dos projetos de arquitetura e especialidades, e concluída a construção da casa, é necessário solicitar a licença de utilização junto à Câmara Municipal do município.
Sim, essa é uma das maiores vantagens deste tipo de casa, permite adicionar ou retirar módulos, conforme necessário.
Como pedir apoio de emergência social
Despesas que Dão Mais Dedução no IRS
Salário Mínimo 2026: O Que Muda na Tua Carteira
Plano de Recuperação e Resiliência: Guia 2026
Como pagar dívidas à Segurança Social em prestações online
O que muda para o Salário Mínimo e as Pensões em 2026
Apoios sociais disponíveis até ao fim de 2025
Como usar Wi-Fi público em Portugal de forma segura
Poupança no fim do ano: guia 2025-2026
IRS Jovem: Guia completo para 2025-2026
O nosso algoritmo calcula quais são as ajudas que podes solicitar
Simular as minhas ajudas grátis agora