Novo modelo de avaliação externa do básico e secundário

23 Outubro 2024 por Catarina - 5 minutos de leitura

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Estudantes a fazer provas de avaliação
A avaliação externa dos alunos vai passar por mudanças significativas. Para o ano letivo 2024-2025, foram aprovadas alterações no modelo de avaliação com o objetivo de aprimorar a qualidade da aprendizagem. Essas modificações irão impactar tanto as provas dos alunos quanto o processo de correção. Neste artigo de As Tuas Ajudas, explicamos em detalhe como funcionará o novo modelo de avaliação externa e as alterações que serão implementadas.

Novo modelo de avaliação externa:

Para o ano letivo 2024-2025, será introduzido um novo modelo de avaliação externa para melhorar a monitorização da qualidade da aprendizagem. O objetivo é superar as falhas do modelo anterior, que dificultaram a avaliação da perda de aprendizagem durante a pandemia e a eficácia das medidas de recuperação. Este novo modelo focará na comparabilidade dos resultados ao longo do Ensino Básico e entre diferentes anos de escolaridade, incorporando práticas internacionais e reforçando o uso de tecnologias digitais para garantir maior equidade.
O novo modelo conta com os seguintes pilares de orientação:

  • Avaliação no fim de todos os ciclos de ensino (4.º, 6.º e 9.º anos e no Ensino Secundário);
  • Comparabilidade dos resultados no Ensino Básico — provas deixam de ser públicas para serem utilizados itens âncora de ano para ano;
  • Avaliação em suporte digital no Ensino Básico, com mecanismos para garantia de equidade;
  • Classificação eletrónica em todos os níveis de ensino;
  • Monitorização e reporte atempado (relatórios de alunos e escolas disponibilizados antes do novo ano letivo; relatórios nacionais divulgados em novembro; dados para escrutínio público até ao fim do ano civil).

Provas de aferição alterações

As provas de aferição contam com mudanças, nomeadamente:

  • As atuais provas de aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos serão substituídas pelas novas provas de monitorização das aprendizagens (ModA) nos 4.º e 6.º anos;
  • As provas ModA focar-se-ão em literacias essenciais, em vez do currículo, para garantir comparabilidade ao longo do tempo, mesmo que o currículo seja alterado;
  • As provas serão aplicadas nas disciplinas de Português (incluindo Português Língua Não Materna ou Português Língua Segunda), Matemática e Estudo do Meio (no 4.º ano), e Matemática e Ciências Naturais (no 6.º ano);
  • Haverá uma terceira disciplina rotativa a cada três anos:
    • No 4.º ano: Inglês (2025 e 2028), Educação Artística (2026) e Educação Física (2027).
    • No 6.º ano: História e Geografia de Portugal (2025 e 2028), Inglês (2026) e Educação Física e Educação Visual (2027).
  • Os enunciados das provas não serão públicos para permitir a reutilização de questões âncora;
  • As provas e as respetivas classificações serão realizadas em formato eletrónico;
  • Esta mudança pretende melhorar a monitorização das aprendizagens e garantir uma avaliação mais consistente ao longo do tempo.
As provas ModA não influenciarão a nota final do aluno. Contudo, a classificação, que será expressa de forma quantitativa (numa escala de 0 a 100), será registada na ficha individual do aluno.

Existem alterações nas provas do 9.º ano?

As provas finais de ciclo do 9.º ano continuarão a realizar-se nas disciplinas de Português (incluindo Português Língua Não Materna ou Português Língua Segunda) e Matemática. A novidade principal é que a prova de Português será digital, enquanto a de Matemática adotará um formato misto, combinando a versão digital com a tradicional em papel, para facilitar a escrita de fórmulas e cálculos. A correção das provas será feita de forma eletrónica.
Outro aspeto novo é a introdução de dois tipos de avaliação: uma avaliação numérica, com notas de 1 a 5, e outra quantitativa, numa escala de 0 a 100. Os enunciados das provas deixarão de ser divulgados ao público, e o peso das provas na classificação final do aluno manter-se-á nos 30%.

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Mudanças no ensino secundário

Não haverá mudanças significativas na avaliação externa dos alunos, uma vez que está em vigor um novo modelo de exames, aprovado pelo Governo anterior em 2023, que será implementado de forma completa apenas no ano letivo 2025/2026. Os exames continuarão a ser realizados em formato de papel, mas a sua correção passará a ser feita de forma digital.
Na avaliação externa dos alunos, as folhas de resposta serão digitalizadas e enviadas para uma plataforma online. A partir daí, serão distribuídas entre os professores avaliadores, que passarão a corrigir os exames por itens específicos, em vez de corrigirem a prova completa. Desta forma, uma única prova poderá ser corrigida por vários professores. O objetivo desta mudança é assegurar uma “maior justiça” nas avaliações.
Este novo modelo de avaliação visa modernizar o processo sem alterar substancialmente a estrutura atual, garantindo assim uma transição suave para o novo sistema ao longo dos próximos anos.

Que medidas serão adotadas para a preparação das provas digitais?

Serão adotadas várias medidas, incluindo:

  • Assegurar que os alunos dediquem um número mínimo de horas, à realização de tarefas na plataforma do IAVE.
  • Realização de provas de ensaio durante o ano letivo nas disciplinas que terão provas digitais ou híbridas;
  • Opção para que as provas de ensaio possam contar para a classificação interna, de forma voluntária, dentro da autonomia das escolas.
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